segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Sevilha à lupa - I

Tal como prometi, a partir de agora, e todas as semanas vou fazer uma análise aos jogos do Sevilha, equipa que vamos encontrar na próxima fase da Liga Europa.

Este fim de semana, o nosso rival europeu defrontou o Real Madrid de José Mourinho no Santiago Bernabéu. Surpreendente não foi o resultado final que acabou com a vitória madrilena pela margem mínima, mas sim a forma como o Sevilha se bateu de igual para igual como se tivesse as memas armas que o adversário. Primeira nota a retirar deste encontro: esta equipa do Sevilha quando quer é uma equipa bem dura de roer.

O Sevilha alinhou com os seguintes jogadores: Palop na baliza; Dabo, a defesa direito, Cáceres e Escudé a centrais, e, Fernando Navarro a lateral esquerdo; Romaric e Zokora em duplo pivot defensivo; Konko a médio direito e Capel a médio esquerdo; e, por fim, Negredo e Fabiano na ponta do ataque.

Outra nota que os nossos espiões podem retirar desta equipa do Sevilha tem que ver com o aspecto mais psicológico. Quando a equipa do Sevilha sofreu o golo já perto do fim da partida, a equipa pareceu muito nervosa e incapaz de dar a volta a um resultado negativo. Este aspecto pode ser importante, uma vez que vai-se jogar uma eliminatória que será decisiva para qualquer uma das equipas. Se a nossa conseguir desestabilizar o adversário, poderemos ter mais facilidade em ultrapassá-los.

Na baliza, Palop é já um guarda-redes de créditos firmados. Foi ele um dos pilares da equipa na caminhada vitoriosa das conquistas de 2006 e 2007. Para além do mais, é um jogador com uma experiência enorme.

Na defesa, Dabo é um lateral direito mais defensivo até porque tem Konko à sua frente que tem um papel importante tanto na manobra defensiva como ofensiva da equipa. Os centrais não são nada do outro mundo mas atenção: Cáceres é um central muito duro e muito aguerrido nas suas jogadas. Neste ponto, Fucile e Álvaro Pereira conhecem-no bem até porque são colegas de selecção. Por fim, Navarro é o lateral esquerdo e, pelo que deu a entender neste jogo, é um lateral que não sobe muito, mas, tendo em conta que tinha pela frente Ozil é natural que não tenha subido muitas vezes pelo flanco esquerdo. Vamos esperar pelo próximo jogo para sabermos mais desta defesa.

No meio campo, como disse à pouco, o Sevilha actua com dois pivots defensivos: Zokora e Romaric. Este último tem maior liberdade para sair com a bola. No entanto, são dois médios defensivos que dão muito músculo ao meio-campo do Sevilha. Konko é um médio ofensivo adaptado, na verdade é defesa direito mas com a entrada de Dabo avançou no terreno. Mas, volto a dizer, é talvez um dos jogadores mais importantes da equipa uma vez que tanto ataca como defende. Já Diego Capel, é um jogador que procura dar maior verticalidade ao jogo da equipa uma vez que é um jogador mais desequilibrador no um para um.

Na frente do ataque, Negredo e Luís Fabiano, que já representou a nossa equipa, são os jogadores mais ofensivo da equipa. Quando um recua para vir buscar a bola, normalmente um outro procura jogar sempre no limite do fora de jogo. São também dois jogadores muito perigosos porque tecnicamente são bons.

Espero poder ter ajudado a entender como este Sevilha actua. No próximo jogo volto a analisar a equipa espanhola.

Sem comentários:

Enviar um comentário