quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Esta Competição Não É Para Arrogantes

Foi com algum agrado que há 2 semanas vi o Benfica eliminado da Champions.

O que prova aquilo que até agora tinha pregado pelos meus companheiros da bola. O FC Porto é, hoje, a única equipa portuguesa que se consegue bater de igual para igual com qualquer equipa na Europa, excepto com a máquina de futebol do Barcelona.

A verdade é que esta eliminação era quase inevitável. Um treinador que depois de ganhar um campeonato Português e uma miserável Taça da liga e de ter ficado pelo caminho nos quartos de final Liga Europa com uma goleada imposta por uma equipa que andava nas ruas da amargura afirma que quer ser campeão europeu era de se esperar que o resultado fosse este.

Acho que depois desta campanha da equipa campeã nacional dos túneis as pessoas - já não digo a comunicação social porque essa é e há-de ser sempre o mesmo esterco - vão começar a valorizar mais as vitórias do Porto na Liga dos Campeões. Esta é a prova provada de que esta competição não é para inexperientes.

A arrogância de Jorge Jesus é outro dos aspectos que eu queria focar. São poucos os treinadores que podem ser arrogantes e conseguirem manter o respeito depois de falharem um dos objectivos pré-definidos. Exemplo disso mesmo será por exemplo: José Mourinho ou Arséne Wenger ou até mesmo Guardiola. Jorge Jesus arriscou quando afirmou que queria ser campeão europeu esta temporada. A coisa correu mal e o Benfica ainda se arriscou a nem ir à Liga Europa. Um conselho: Pá, vê se tens cuidado com o que dizes!

A arrogância e a inexperiência não levam a lado nenhum. É uma das coisas que se podem retirar da participação do Benfica nesta Liga dos Campeões.

Publico este post depois da derrota do Braga em Donetsk. Estes sim são um exemplo para qualquer equipa portuguesa. Era talvez a equipa com o orçamentos mais baixo nesta edição da Liga dos Campeões e provavelmente noutras e mesmo assim
realizou uma excelente prova. Para mim até tinha um grupo mais complicado do que o Benfica mas mostrou de que raça são feitas as pessoas do Norte do país. Ganhou ao Arsenal em casa e duas vezes ao Partizan de Belgrado o que contabiliza 9 pontos em 18 possíveis. Entra na Liga Europa como um dos cabeças de série por ter sido o melhor 3º classificado de todos os grupos da Champions. Sendo assim, o Braga junta-se a Porto e Sporting nos cabeças de série dos 16 avos de final da Liga Europa, já o Benfica irá para o pote 2.

Parabéns ao Braga!

Sem comentários:

Enviar um comentário