quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

1,2,3 O Falcao Vai Marcar Outra Vez

Ah grande Porto!

Depois do dilúvio conimbricense faltava o nevão de Viena. Para além de termos garantido o 1º lugar do grupo, esta foi também uma confirmação àquilo que o treinador do Rapid tinha dito no dia anterior. Este FC Porto é claramente uma réplica do Barcelona actual. E digo uma réplica, porque de facto é impossível encontrar nesta altura uma equipa como a culé.

Quanto ao jogo. Bem, fazer uma sinopse daquilo que foi o filme do jogo não é mais difícil. O mias difícil foi colocar os interpretes a mostrar a sua qualidade. A verdade é que a nossa equipa entrou com algumas dificuldades. O terreno estava difícil, havia alguns jogadores ainda à procura da melhor forma depois de debeladas as lesões - e, aqui falo claramente de Fernando e Varela - e o Rapid, apesar de nunca ter assustado é sempre uma equipa dura de roer, tornou o início do jogo complicado para a nossa equipa. Todas estas condicionantes levaram a que a nossa equipa tenha sofrido o primeiro golo do jogo. No entanto, este Porto sentiu-se espicaçado e acelerou um pouco mais o seu jogo, o que levou a defesa austríaca a tremer e a Falcao empatar a partida. Tudo dito sobre a primeira parte.

A segunda foi um pouco mais activa. As duas equipas entraram no sentido de marcar mais golos. Só que as condições do terreno não eram as melhores e levavam a que as acções ofensivas das duas equipas não levasse à avante ou pelo jogador se
atrapalhar ou por a bola se prender no relvado. O que valeu à nossa equipa foi aquele jogo-treino em Coimbra aqui há 1 mês. Digamos que indirectamente foi uma espécie de preparação para este jogo. E, de facto, a equipa conseguiu alcançar mais dois golos através do inevitável Falcao com a ajuda dos também tão inevitáveis Hulk e Moutinho. Resultado final: 3-1. A nossa equipa foi apurada para a próxima fase em primeiro lugar, podendo assim evitar algumas equipas que podem dar alguns problemas. No entanto, se queremos vencer esta prova mais tarde ou mais cedo teremos de as apanhar. Daqui a duas semanas recebemos o CSKA de Sófia para o último jogo da fase de grupos desta Liga Europa.

Vamos a notas:

Helton (3): Pode haver quem o culpe no golo do Rapid de Viena, acho que no jogo de hoje, qualquer jogador está desculpado pelos seus actos uma vez que o estado do relvado não era o melhor e a bola podia estar algo escorregadia. Espero que tenha sido só isso, até porque para mim o Helton este ano está muito melhor.

Sapunaru (3): Muito lutador. Teve algumas dificuldades para travar aquele gajo dos austríacos. No entanto, não foi por ali que surgiram grandes sobressaltos. Até porque o romeno está a conseguir tomar conta daquele lado.

Rolando (3): Já não sei o que dizer sobre o Rolando. Tudo o que eu diga estar-me-ei a repetir. Continua a não ser daqueles centrais exuberantes, mas cumpre na parte que lhe toca. E é isso que se lhe pede.

Otamendi (3): É verdade que teve algumas falhas. Mas, tal como ao Helton, tenho de o desculpar. É um bom central e não vai ser este jogo que me vai fazer mudar de ideias. Temos de ter em conta que este foi provavelmente o único jogo que ele realizou nestas condições.

Fucile (3): À esquerda à direita o Fucile é sempre ele mesmo. Trabalhador, com vontade de levar a equipa para a frente. No fundo, um jogador à Porto. Vamos ver quem ganha na luta pelo lugar de defesa esquerdo. Ele ou Emídio Rafael?

Fernando (1): Azarado. Fernando está a atravessar uma fase muito complicada. Para além de não se ter adaptado bem ao terreno de jogo ainda se lesionou. Resta saber se será grave. Espero bem que não. Precisamos de ti Polvo!

João Moutinho (3): Não sabe jogar mal! Não fez um jogo por aí além mas continua a ter um papel preponderante nesta equipa. Foi ele quem recuperou a bola que originou a jogada para o segundo golo de Falcao.

Rúben Micael (2): Ai Ai Ai Ai Ai Ruben! Assim não dá moço! Temos que começar a mostrar mais trabalho pá! Senão segues o mesmo caminho que o Cebola.

Varela (2): Muito trapalhão. Pareceu-me estar ainda a ganhar algum ritmo competitivo depois da lesão que sofreu há umas semanas. Mostrou muito pouco daquilo que ele é capaz.

Hulk (4): Hulk voltou a ser incrível! E bem que precisávamos dele. Só Falcao não tinha dado para vencer o jogo de hoje. Apesar do estado do relvado, não se coibiu de fazer aquelas arrancadas rumo à baliza e de assistir Falcao para os golos da equipa. Bom trabalho!

Falcao (5): Se Hulk foi incrível, Falcao foi... Falcao. O seu primeiro hat-trick com a camisola do FC Porto não explica por si só a sua exibição. Foi um guerreiro. Contra a neve e contra aqueles austríacos que mais pareciam postes de iluminação. Muito bem!

Guarín (4): Admira-me que Villas Boas não tenha percebido que tendo em conta as condições que estavam à mostra de toda a gente não tenha colocado Guarín no lugar de Fernando, tendo este recuperado de uma lesão à pouco tempo. No entanto, Guarín deu a sua melhor resposta e continua a ser para mim um dos mais regulares da equipa. A par de Hulk e Falcao foi para mim outro dos elementos de maior destaque na equipa de hoje em Viena.

Ukra (3): Estava à espera que fosse ele o titular. E, apesar de não ter sido um jogo muito fácil para ele. A verdade é que foi sempre lutador, não teve medo de ir no 1 para 1 e conseguiu tirar alguns bons cruzamentos. Pena que todos eles não tenham dado em nada. No entanto, para mim fez uma exibição positiva.

Belluschi (2): Entrou para o lugar do desinspirado Ruben Micael. E não acrescentou grande coisa ao jogo da equipa. Assistiu aos golos da vitória já dentro de campo. Só isso e pouco mais. Ah! Acho uma tremenda injustiça que o seleccionador argentino não tenha sequer falado com ele. Mas pronto. Infelizmente a Argentina dá-se ao luxo de nem sequer convocar jogadores do calibre deste rapazola.

Melhor em Campo: Falcao


Veja o resumo do jogo:

Sem comentários:

Enviar um comentário