segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ganhar sem Deslumbrar


O FC Porto ganhou ontem à noite ao Portimonense por 2-0 em pleno Estádio do Dragão.

Foi um Porto bastante diferente daquele que tínhamos visto à oito dias contra o benfica, tanto a nível táctico como exibicional. Foi, acima de tudo, um Porto que ganhou mas não deslumbrou, no entanto fez o suficiente para somar mais uma vitória no campeonato e manter a distância pontual para o 2º e 3º classificado.

De positivo, podemos retirar o trabalho de Walter e Rúben Micael no 1º golo dos dragões. De resto, vimos um Porto que facilitou demais e que podia ter sofrido com isso. Se é verdade que a equipa fez os mínimos para vencer a equipa algarvia, também é um facto que sofreu bastante, talvez devido ao facto de ter jogadores que não têm jogado muito. Exemplo do sofrimento que os adeptos sentiram no jogo, foi a bola à trave atirada pelo ex-dragão Ivanildo e um remate de Calvin Kadi (penso que é assim que se escreve) que saiu uns centímetros por cima da baliza de Helton. O segundo golo do Porto surge já no minuto 90, quando Cristian Rodríguez é rasteirado por um jogador do Portimonense. Assinalada grande penalidade que foi convertida por Hulk, aumentado assim a vantagem para 2 golos. Foi pena não termos resolvido o jogo antes, mas aceita-se, afinal de contas não podemos pedir sempre grandes exibições como aquela que fizemos à 8 dias.

Vamos a notas:

Helton (3): Parecia que ia ser um jogo tranquilo para o guarda-redes brasileiro. Pura mentira. Helton esteve longe de ter tido uma noite tranquila. Ainda assim, esteve atento sempre que chamado a intervir.

Fucile (3): Mais uma boa exibição do uruguaio. Apesar de não ter deslumbrado, fez aquilo que já habituou os adeptos, ou seja, atacou bem pelo seu flanco, a defender é que parece muito precipitado.

Rolando (3): Uma exibição segura do central que por estes dias anda nas bocas do mundo. Fez o que lhe competia.

Otamendi (3): Uma boa exibição para o argentino que esta semana foi convocado para a sua selecção. Talvez por isso, André Villas Boas lhe deu a oportunidade e ele não desiludiu. Estamos claramente perante um bom central.

Álvaro Pereira (3): Um pouco mais escondido no jogo do que habitualmente, mas sempre eficaz. E, na verdade, isso é que interessa.

Guarín (3): Pelo terceiro jogo consecutivo titular numa posição que não é bem a sua, não desiludiu, aliás, a cada jogo que passa parece estar cada vez mais habituado à posição. Tem mantido o seu nível exibicional, que apesar de não ser muito alto é... eficaz.

Rúben Micael (3): Pode-se dizer que a sua exibição não deslumbrou, mas continua a mostrar qualidades. Registo o entendimento com Walter que origina o primeiro golo foi muito bom.

Belluschi (3): Continua a ser um dos elementos mais importantes nas manobras ofensivas da equipa. Ontem, mesmo sem Falcao e com Hulk um pouco mais em baixo, foi talvez o elemento em campo que em cada vez que tocava a bola fazia tremer a defesa contrária. Estou-me a lembrar de um remate que fez na meia-lua que saiu centímetros ao lado do poste. Ainda assim, nota-se que se entende melhor com João Moutinho do que com Rúben Micael.

Varela (2): Esteve pouco tempo em campo, pois teve de abandonar o terreno por lesão. Espero que não seja grave, pois vamos precisar dele para os próximos jogos. Enquanto esteve em campo mostrou pouco.

Walter (3): Esteve muito bem. Para quem não joga habitualmente, apresentou-se fisicamente um bocadinho melhor do que tinha apresentado noutros jogos. Marcou um golo no seu primeiro jogo a titular no campeonato, o que prova que é uma alternativa boa a Falcao.

Hulk (3): Muito abaixo daquilo que tinha mostrado até agora na presente temporada. Talvez ainda ressacado daquele excelente jogo frente ao Benfica. Queremos tê-lo de volta já no próximo jogo.

Cristian Rodríguez (2): Está longe, muito longe de provar que merece continuar no clube. Continua muito inconsequente na hora de construir jogadas. É inegável a sua qualidade, mas está na hora de mostrar que o treinador e os adeptos podem contar com ele. Está bem que sacou a grande penalidade já no final da partida quando a equipa mais precisava para ganhar estabilidades, mas porra mano eu sei que és capaz de melhor.

Ukra (2): Mais uns minutos para o jovem dragão. Continua com azar no Dragão, pois cada vez que entra lesiona-se uns minutos mais tarde. No entanto, não teve medo de ir para cima do adversário e colocar a defesa algarvia em sentido.

Castro (2): Mostrou que merece mais oportunidades. É um miúdo com muita garra e cumpre sempre com aquilo que lhe é pedido.


Melhor em campo: Walter


Veja o resumo desta partida:

Sem comentários:

Enviar um comentário