segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Mais um Voo Rumo à Invencibilidade


O FC Porto empatou a 1 bola com o Sporting, num jogo em que a equipa liderada por André Villas Boas se pode queixar da arbitragem que influenciaram o resultado final.

Mas já lá vamos. Antes disso deixem-me rejubilar com este facto: somos uma das poucas equipas que chegou a Dezembro sem derrotas em jogos oficiais.

Quanto ao jogo. Que o FC Porto não entrou bem é um facto. Deixando o Sporting dominar-nos durante a primeira parte. Apesar disso, foi a nossa equipa que beneficiou da primeira grande oportunidade do jogo com Falcao a atirar ao lado depois de uma excelente assistência de Belluschi. Portanto, da primeira parte tudo dito acerca da nossa equipa.

Na segunda parte, a história foi bem diferente. Bastou ao Porto acelerar um pouco o jogo para que a equipa do Sporting "tremesse como varas verdes". Tanto tremeu que à terceira oportunidade do FC Porto, os "verdocas" vacilaram. O jogo
acabou a partir do momento em que Jorge Sousa expulsou (mal) Maicon. Aí foi ver a equipa a aguentar. E pode-se dizer que para mim foi a única parte do jogo em que a nossa equipa provou que é muito melhor que todas as outras. A jogar com menos 1, conseguimos manter o empate e não deixámos que o Sporting conseguisse criar alguma ocasião de golo até final. Nesse aspecto estivemos muito bem. No fim, volto a realçar o seguinte facto: ainda somos invencíveis, que acaba por ser o mais importante.

Vamos a notas:

Helton (3): Muito bem. É deste Helton que precisávamos. Sem facilitar, e sempre muito atento. Não havia nada a fazer no lance do golo do Sporting a não ser partir os dentes ao gajo que não viu o fora de jogo.

Sapunaru (3): Estou a gostar deste Sapunaru. Está a defender bem e começa a atacar mais vezes. Se continuar assim, Fucile que se prepare para aquecer o banco de suplentes.

Rolando (3): Bem melhor que o seu colega do lado. Não foi por ele que os problemas da equipa na 1ª parte passaram.

Maicon (1): Grande desilusão! Fez um jogo terrível. Deixou a bola passar por ele no golo do adversário e a expulsão prejudicaram em muito a equipa.

Emídio Rafael (3): Gostei muito mais dele neste jogo do que em Moreira de Cónegos. É verdade que não consegue colmatar na totalidade a ausência de Álvaro Pereira, mas também não foi por ele que passaram os problemas da equipa.

Fernando (1): Foi outro dos jogadores que parece que nada saía bem naquele dia. Falhou muitos passes e tacticamente pareceu-me um pouco desorientado.

Belluschi (2): Longe daquilo que tem feito esta época. O facto da equipa não ter estado tão bem deve-se em parte ao fraco rendimento do argentino.

João Moutinho (3): Neste regresso ao WC continuou a mostrar o valor que possui. Foi dele que se construiu a jogada do golo de Falcao. E notava-se que a equipa precisava dele.

Hulk (3): Não está com aquele poder de explosão que nos brindou até há bem pouco tempo. Mas o melhor elogio que se lhe pode fazer neste jogo, é que quando ele tocava na bola vinham logo 2/3 gajos do Sporting para lha tirar nem que fosse à sarrafada.

Falcao (3): Continua a voar sobre os centrais como dizia a letra do Rui Veloso. Tal como contra o Moreirense, foi ele a marcar o único golo da equipa. Pena ter desperdiçado aquele lance aos 9'. Mais um bom jogo do colombiano.

Varela (2): Foi outro dos jogadores que não esteve bem. Admito que a lesão lhe possa ter tirado ritmo de jogo tal como ao Fernando.

Guarín (3): Entrou para dar mais força ao meio-campo e alguma dinâmica. Esteve na equipa quando esta estava reduzida a 10 e mostrou garra na luta ao meio-campo.

Otamendi (3): Começa a ganhar pontos. Sempre que entra, nunca compromete, joga limpo e prova que pode vir a ser o futuro patrão da defesa.

Fucile (1): Entrou para "queimar" minutos e para atirar Sapunaru para o centro da defesa. Pouco mais fez do que isso.

Melhor em Campo: Falcao

Veja agora o resumo da partida:

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sorteio da Bwin Cup


Foram ontem sorteados os 4 grupos que vão constituir a fase final da Bwin Cup, antes chamada Carlsberg Cup, ou então Taça da Liga.

Calhou-nos em sorte 2 equipas da Liga Zon Sagres e 1 da Liga Orangina. Mais propriamente Nacional, Beira-Mar e Gil Vicente.

Esta fase de grupos começa no dia 2 de Janeiro do próximo ano. Nessa data o FC Porto recebe o Nacional. Na jornada seguinte, é a vez do Beira-Mar se deslocar ao Dragão. E terminamos esta fase da competição em Barcelos frente ao Gil Vicente.

Recordo que a final será disputada no dia 23 no Estádio Cidade de Coimbra.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Voar como o Falcao para os Oitavos

O FC Porto sofreu bastante para eliminar o Moreirense da Taça de Portugal. Os dragões alcançaram a vitória já perto do fim da partida por intermédio de Falcao.


Se ainda há duas semanas vestíamos o fato de gala para receber o Benfica, ontem foi preciso utilizar o fato macaco para eliminar-mos a equipa de Moreira de Cónegos.

Na verdade, a equipa voltou apresentar-se algo lenta nos seus movimentos ofensivos, sobretudo Hulk, que depois do arranque fantástico vai começando a apresentar sinais de abrandamento. Deste jogo, pouco há a retirar, pois foi um jogo maçador, com poucas oportunidades de golo de parte a parte. No fundo, o objectivo do Moreirense era tapar todos os caminhos da sua baliza para que jogadores como Walter, Hulk ou Ukra não chegassem perto da sua área. E foi assim mesmo. Durante a primeira parte, a única vez que a equipa do Porto criou perigo à equipa minhota foi por intermédio de Belluschi depois de uma boa combinação com Walter. Sendo que
beneficiámos ainda de um golo mal anulado a Antchouet, nem nos podemos queixar. Na segunda parte, apesar de tudo a equipa conseguiu circular um pouco melhor a bola, visto que o jogo estava a ficar mais "partido", o que provocou que as linhas de meio-campo e defensivas do Moreirense permitissem mais veleidades aos criativos da equipa liderada por André Villas Boas.
E a verdade, é que a partir dessa altura a equipa chegou mais vezes com perigo à área do Moreirense. Foi preciso entrar Falcao para o FC Porto criar mais perigo. Até que aos 78' chega ao golo por intermédio do internacional colombiano. A partir daí, o jogo acabou. Já faltavam pernas aos jogadores de Moreira de Cónegos e o Porto não mais acelerou o ritmo do jogo, aproveitando para poupar alguns jogadores para o jogo da 12ª jornada da Liga Portuguesa frente ao Sporting.

Vamos a notas:

Beto (3): Não teve muitas oportunidades para intervir na partida. Ainda assim, sempre que foi chamado a intervir não falhou. Merece mais oportunidades.

Sapunaru (3): Estou a gostar do romeno esta época. Não é um predestinado, mas está claramente a provar que merece a titularidade. Ontem, apesar de tudo, ajudou a equipa mais à frente e esteve bem a defender.

Rolando (3): Não é daqueles que apaixona o adepto pela forma como joga. Ainda assim, a sua simplicidade e eficácia a jogar deixa descansado qualquer adepto. Ontem, mais uma vez, preferiu ir por esse caminho e mais uma vez não deu qualquer hipótese ao adversário de se chegar perto da baliza de Beto.

Maicon (3): Mais um jogo do brasileiro, mais uma vez a provar que está cada vez mais confiante a cada jogo que passa. Ainda deu uma ajudinha a Emídio Rafael na esquerda. A continuar assim, está claramente a arriscar-se a ser uma das surpresas deste Porto. Quer dizer, sempre confiei na sua qualidade.

Emídio Rafael (2): Assim não dá rapaz! É certo que é o seu segundo jogo oficial esta temporada e que o ritmo de jogo não seja o melhor, mas não se pode deixar uma "auto-estrada" no lado esquerdo.

Guarín (3): É certo que não comprometeu, mas mostrou-se algo trapalhão com a bola. No entanto, continua a ser a opção mais viável para o lugar de Fernando enquanto este não regressa da lesão.

João Moutinho (3): Cumpriu com o que lhe pediram. Foi claramente a melhor contratação esta época.

Belluschi (4): O melhor em campo. Esteve ao seu nível habitual. Levou a equipa para a frente e sempre que tocava na bola, inalava o perfume do seu futebol. Foi dele que saiu o remate que originou o golo de Falcao.

Ukra (2): Não esteve tão bem no jogo de ontem. Mas diga-se desde já que ontem ninguém no ataque, pelo menos até o Falcao entrar, esteve em destaque.

Walter (2): Costumava marcar sempre que jogava a titular. Ontem isso não foi a regra, e o que é que se pode dizer do jogo de um avançado que não tem qualquer hipótese de golo e poucas vezes toca na bola.

Hulk (2): Está a baixar de forma. E isso nota-se a olhos vistos. No entanto, esperamos mais dele no jogo da próxima jornada.

Falcao (3): Foi preciso fazer entrar El Tigre para acabar com a apatia ofensiva dos avançados portistas e para marcar o único golo da partida.

Ruben Micael (2): Tentou levar a equipa para a frente. Deu a sensação de que com ele em campo, a equipa conseguiu fazer circular melhor a bola como costuma fazer.

Castro (1): Entrou para queimar tempo e para ganhar minutos.

Melhor em campo : Belluschi





Veja o resumo da partida:

sábado, 20 de novembro de 2010

Em busca do tri - continuação

O FC Porto continua amanhã a sua caminhada na Taça de Portugal rumo ao tri.

O jogo será em Moreira de Cónegos frente ao Moreirense, equipa que até há bem pouco tempo militava na primeira divisão.

Com algumas baixas, como Fernando, Álvaro Pereira e Varela, a equipa apresentar-se-á um pouco diferente daquela que Villas Boas tem vindo a apresentar desde o primeiro jogo oficial.

A verdade é que dada a qualidade do plantel, o treinador tem várias opções para os mesmos lugares sem que o ritmo de jogo da equipa sofra retrocessos.

Esta será provavelmente a oportunidade para Emídio Rafael, Sereno, James Rodríguez ou Castro mostrarem serviço ao treinador... e até aos próprios adeptos.

Confesso que depois daquele jogo frente ao Limianos gostava de ter visto mais vezes o Emídio Rafael a jogar. Pareceu-me muito melhor a atacar e a defender.

Outra das curiosidades do jogo de amanhã será ver se Walter mantém a veia goleadora que mostrou frente ao Limianos, precisamente na Taça de Portugal, e com o Portimonense.

Já o Moreirense tem alguns jogadores bem conhecidos, alguns deles até já foram promessas do nosso futebol. Falo de Lourenço que era uma das promessas do Sporting aqui há uns anos. No entanto, o Moreirense tem outros velhos conhecidos do nosso futebol, como por exemplo: Antchouet (ex-Belenenses), Castanheira (ex-Braga) ou até Pintassilgo (ex-Vitória Guimarães).

Esperemos um grande jogo em Moreira de Cónegos. E que a nossa equipa tenha todo o apoio possível. Eu é que não vou poder estar. Mas estarei certamente atento às incidências da partida.

Veja os convocados para o jogo da amanhã frente ao Moreirense:
Guarda-redes: Beto e Kieszek;
Defesas: Maicon, Fucile, Rolando, Rafa, Sereno e Sapunaru;
Médios: Moutinho, Guarín, Belluschi, Castro e Ruben Micael;
Avançados: Falcao, Hulk, Walter, Ukra e James Rodriguez.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O Grande Desafio de Villas Boas


E pronto, já cá faltava mais esta.

A onda de lesões e o cansaço começam a surgir a conta gotas no plantel de Villas Boas. Se até agora o treinador não tinha quase ninguém no boletim clínico, agora já são 3. Tendo em conta que todos eles faziam parte do onze inicial base de Villas Boas, podemos dizer que este será um desafio para o treinador portuense.

Tendo em conta que este ano, pelo menos há soluções no banco, penso que não iremos baixar muito o ritmo. Agora, é sempre certo que a equipa vai ter de continuar o seu caminho sem estes três, pelo menos até Alvalade, isto no caso de Varela e Fernando.

Posso deixar um conselho a Villas Boas.

Para o lugar do Fernando há Guarín, o mesmo não se pode dizer das outras posições.

A lateral-esquerdo temos como alternativa Emídio Rafael, que é um dos homens de confiança do treinador ex-Académica. No entanto, ainda há Fucile.

Já para o lugar de Varela, temos algumas opções como James Rodríguez, Ukra ou até mesmo o cebola.

Agora sim, vai começar o desafio de André Villas Boas.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Segunda Goleada do Mês

Desta vez foi a Selecção a dar-nos uma grande alegria. Mais que a vitória, temos de referir que jogámos contra aquela, que é para mim, a melhor selecção do mundo. O que leva a que todos os portugueses possam dizer que aquilo que se passou à cerca de 4 meses é passado.


A selecção deixou uma imagem muito negra junto dos outros países, mas tenho a certeza que a partir de agora todos nos irão respeitar. E o respeito foi precisamente aquilo que Paulo Bento num mês conseguiu conquistar.

Pode ser um cliché, mas há que dizer, a equipa está bem e recomenda-se. Cristiano Ronaldo está a mostrar na selecção aquilo que faz nos clubes por onde passa; Moutinho aparece em grande destaque nesta selecção, de facto, foi um erro deixá-lo de fora do Mundial; e, por fim, Nani parece ter conquistado de vez o lugar de destaque na equipa das quinas.

A história deste jogo é simples de contar.

Pelo menos até ao primeiro golo de Portugal, o jogo estava muito táctico. Com as duas equipas a encaixarem-se, foi preciso esperar 37' para vermos um lance de génio de Cristiano Ronaldo para "partir" o jogo. Só tenho pena que aquele golo não tenha valido, é que foi claramente um dos melhores do jogador do Real Madrid. No entanto, não foi preciso esperar muito para vermos a chuva de golos. Minuto 42, Outra vez Ronaldo a rematar, Casillas defendeu e Carlos Martins aproveitou a brecha na defesa espanhola. Bom, a partir daqui, foi só golos. Uma segunda parte em que a selecção fez um dos melhores jogos de sempre, originou a goleada. Postiga 2 vezes e Hugo Almeida marcaram o resto dos golos, neste jogo que servia para promover a candidatura de Portugal e Espanha aos Mundiais de 2018 e 2022.

Tempo para as notas:

Eduardo (3): Não fez muito no jogo de ontem. O que até parece estranho tendo em conta que estava a jogar frente à selecção campeã do mundo e da europa. No entanto, viu ainda na primeira parte um cabeceamento de David Silva passar a centímetros do poste. De resto, esteve sempre atento.

João Pereira (3): Parece ter agarrado o lugar na equipa principal. Muito bem no jogo de ontem. Não se inibiu de atacar e a defender esteve impecável mesmo tendo em frente Iniesta.

Ricardo Carvalho (3): Não é daqueles jogadores exuberantes a defender, prefere jogar simples e faz ele muito bem. Como sempre, esteve exímio a defender e fez uma boa dupla com Bruno Alves.

Bruno Alves (3): O nosso querido ex-capitão esteve também muito bem no jogo de ontem. Por ele não passou nada. Ah! E já agora, parabéns por teres sido campeão Bruno!

Bosingwa (3): Nota-se que aquela não era a sua posição. Ainda assim, temos de ver que estamos perante um dos melhores laterais do mundo. Vai ser uma dor de cabeça para Paulo Bento quando Fábio Coentrão regressar.

Raúl Meireles (3): Como sempre, o nosso Meireles esteve muito bem. Gosto muito de o ver naquela posição. Espero que continue assim.

Carlos Martins (4): Reconheço que não gosto tanto de o ver na Selecção como no Benfica. No entanto, ontem até fez um bom jogo. Entrou mal, mas cedo soube ocupar os espaços e marcou o primeiro golo da selecção. Bom jogo.

João Moutinho (5): É uma pena que Queiroz não o tenha aproveitado para a sua selecção. Se não gostava do Deco tinha aqui outro grande jogador. Mais um grande jogo do nosso 8. Para mim o melhor me campo. E atenção que fez os 90 minutos.

Nani (4): Nani tem vindo a acumular grandes exibições. Mais uma vez, esteve em excelente forma. Só tenho pena que não mantenha o nível exibicional durante os 90'. Ás vezes, parece um pouco à parte do jogo da equipa e um pouco displicente, basta relembrar aquele lance em que tentou fazer um chapéu ao Casillas.

Hélder Postiga (4): Também está em boa forma. Nota-se que com confiança, é um dos melhores avançados portugueses. Ontem bisou, e fez um grande jogo.

Cristiano Ronaldo (4): É este o Ronaldo que queremos na selecção. A trabalhar para a equipa e a mostrar aquilo que faz nas equipas por onde passa. Pena que por vezes perca a cabeça como naquela discussão com Busquets.

Rui Patrício (3): Uma novidade. Entrou nos segundo quarenta e cinco minutos para o lugar de Eduardo, o dono da baliza da equipa de todos nós. No entanto, continuo a dizer, este é para mim o guarda-redes de futuro da Selecção.

Pepe (3): Substituiu Ricardo Carvalho e manteve o nível exibicional do seu colega no Real Madrid. Como sempre a mostrar que é melhor a central do que a trinco.

Danny (3): Deu algumas dores de cabeça a Sérgio Ramos tal como Cristiano Ronaldo a provar que é uma boa solução.

Manuel Fernandes (2): Pouco fez no tempo em que esteve em campo.

Hugo Almeida (3): Marcou um golo em 15 minutos. Nada mau para um jogador que esteve tão pouco tempo em campo. Acrescentou mais uma internacionalização e mais um golo.

Paulo Machado (1): Serviu apenas para se estrear, porque esteve pouco tempo em campo para provar o seu valor.

Veja o resumo do jogo:

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Um jovem Dragão

O Estádio do Dragão comemora hoje 7 anos desde a sua inauguração.

Muitos se lembrarão daquele dia em que recebemos o Barcelona, com um único intuito, inaugurar aquele que será o palco dos nossos jogadores nos próximos anos.

E é com muito prazer que posso dizer que em apenas 7 anos, o nosso Estádio já celebrou mais títulos que todos os outros juntos, no mesmo período.

O que é que eu posso dizer Dragão?

Se o Dragão fosse uma pessoa, podia dizer que apesar de ser jovem já tinha uma experiência de vida assinalável.

O Dragão tem tudo. É lindo. Tem o prazer de receber uma das melhores equipas da actualidade. E, por fim, tem o prazer de todos os anos receber os adeptos mais fervorosos do mundo.

O Dragão em números:
  • 6 milhões, é o total de espectadores que o Dragão recebeu até agora, mais precisamente, 6 155 432 pessoas;

  • 14 são os títulos conquistados pelo FC Porto desde novembro de 2003, altura em que o estádio foi inaugurado;

  • 164 é o número de jogos que o FC Porto realizou desde a sua inauguração;

  • 73%, é a percentagem de vitórias do FC Porto no novo estádio.

  • Ah! Pensavam que me esquecia desta: 5, foi o número de golos com o qual batemos o nosso eterno rival no palco das emoções.

Veja este vídeo e observe o ambiente do nosso estádio:


segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Um Treinador Marca(do)


Villas Boas deixou de ser aquele treinador banal e grosseiro há já algum tempo.

Hoje até já é capa de jornais internacionalmente conhecidos, ligados obviamente ao mundo do futebol. Foi o Corriero dello Sport e agora é a Marca, um reputado jornal desportivo espanhol com uma certa ligação ao Real Madrid.

Resumindo: Villas Boas não só conseguiu "calar as más línguas" como também encantar a Europa com o seu estilo de treinador.

Ainda há uns dias, mais precisamente na Sportv 1 aquando do clássico dos "cincazero", o locutor dizia o seguinte: "André Villas Boas é o espectáculo dentro do espectáculo". Isto há uns meses era "grosseirice" e era de gente que não tinha nível.

É pena que tenham de ser os outros a dar valor ao que o nosso país tem de bom. E escrevo isto não só ao nível do futebol, mas também de diversas áreas em que o nosso país, mais propriamente a comunicação social, não valoriza e não potencia, pelo contrário, tentam deitar abaixo.

Parabéns André! Conseguiste calar muita gente pelo teu valor e empenho que colocas em prática na tua profissão.

É pena é que não tenhas conseguido acabar com essa história do "clone do Mourinho". Com o tempo as pessoas vão ver que tu és bem diferente.

Veja o artigo relativo ao nosso treinador na marca:
http://www.marca.com/2010/11/15/futbol/futbol_internacional/1289822763.html?a=PROb681944565f1034783822600a91ddde7&t=1289862646

Ganhar sem Deslumbrar


O FC Porto ganhou ontem à noite ao Portimonense por 2-0 em pleno Estádio do Dragão.

Foi um Porto bastante diferente daquele que tínhamos visto à oito dias contra o benfica, tanto a nível táctico como exibicional. Foi, acima de tudo, um Porto que ganhou mas não deslumbrou, no entanto fez o suficiente para somar mais uma vitória no campeonato e manter a distância pontual para o 2º e 3º classificado.

De positivo, podemos retirar o trabalho de Walter e Rúben Micael no 1º golo dos dragões. De resto, vimos um Porto que facilitou demais e que podia ter sofrido com isso. Se é verdade que a equipa fez os mínimos para vencer a equipa algarvia, também é um facto que sofreu bastante, talvez devido ao facto de ter jogadores que não têm jogado muito. Exemplo do sofrimento que os adeptos sentiram no jogo, foi a bola à trave atirada pelo ex-dragão Ivanildo e um remate de Calvin Kadi (penso que é assim que se escreve) que saiu uns centímetros por cima da baliza de Helton. O segundo golo do Porto surge já no minuto 90, quando Cristian Rodríguez é rasteirado por um jogador do Portimonense. Assinalada grande penalidade que foi convertida por Hulk, aumentado assim a vantagem para 2 golos. Foi pena não termos resolvido o jogo antes, mas aceita-se, afinal de contas não podemos pedir sempre grandes exibições como aquela que fizemos à 8 dias.

Vamos a notas:

Helton (3): Parecia que ia ser um jogo tranquilo para o guarda-redes brasileiro. Pura mentira. Helton esteve longe de ter tido uma noite tranquila. Ainda assim, esteve atento sempre que chamado a intervir.

Fucile (3): Mais uma boa exibição do uruguaio. Apesar de não ter deslumbrado, fez aquilo que já habituou os adeptos, ou seja, atacou bem pelo seu flanco, a defender é que parece muito precipitado.

Rolando (3): Uma exibição segura do central que por estes dias anda nas bocas do mundo. Fez o que lhe competia.

Otamendi (3): Uma boa exibição para o argentino que esta semana foi convocado para a sua selecção. Talvez por isso, André Villas Boas lhe deu a oportunidade e ele não desiludiu. Estamos claramente perante um bom central.

Álvaro Pereira (3): Um pouco mais escondido no jogo do que habitualmente, mas sempre eficaz. E, na verdade, isso é que interessa.

Guarín (3): Pelo terceiro jogo consecutivo titular numa posição que não é bem a sua, não desiludiu, aliás, a cada jogo que passa parece estar cada vez mais habituado à posição. Tem mantido o seu nível exibicional, que apesar de não ser muito alto é... eficaz.

Rúben Micael (3): Pode-se dizer que a sua exibição não deslumbrou, mas continua a mostrar qualidades. Registo o entendimento com Walter que origina o primeiro golo foi muito bom.

Belluschi (3): Continua a ser um dos elementos mais importantes nas manobras ofensivas da equipa. Ontem, mesmo sem Falcao e com Hulk um pouco mais em baixo, foi talvez o elemento em campo que em cada vez que tocava a bola fazia tremer a defesa contrária. Estou-me a lembrar de um remate que fez na meia-lua que saiu centímetros ao lado do poste. Ainda assim, nota-se que se entende melhor com João Moutinho do que com Rúben Micael.

Varela (2): Esteve pouco tempo em campo, pois teve de abandonar o terreno por lesão. Espero que não seja grave, pois vamos precisar dele para os próximos jogos. Enquanto esteve em campo mostrou pouco.

Walter (3): Esteve muito bem. Para quem não joga habitualmente, apresentou-se fisicamente um bocadinho melhor do que tinha apresentado noutros jogos. Marcou um golo no seu primeiro jogo a titular no campeonato, o que prova que é uma alternativa boa a Falcao.

Hulk (3): Muito abaixo daquilo que tinha mostrado até agora na presente temporada. Talvez ainda ressacado daquele excelente jogo frente ao Benfica. Queremos tê-lo de volta já no próximo jogo.

Cristian Rodríguez (2): Está longe, muito longe de provar que merece continuar no clube. Continua muito inconsequente na hora de construir jogadas. É inegável a sua qualidade, mas está na hora de mostrar que o treinador e os adeptos podem contar com ele. Está bem que sacou a grande penalidade já no final da partida quando a equipa mais precisava para ganhar estabilidades, mas porra mano eu sei que és capaz de melhor.

Ukra (2): Mais uns minutos para o jovem dragão. Continua com azar no Dragão, pois cada vez que entra lesiona-se uns minutos mais tarde. No entanto, não teve medo de ir para cima do adversário e colocar a defesa algarvia em sentido.

Castro (2): Mostrou que merece mais oportunidades. É um miúdo com muita garra e cumpre sempre com aquilo que lhe é pedido.


Melhor em campo: Walter


Veja o resumo desta partida:

sábado, 13 de novembro de 2010

Uma semana de clá55ico5


Foi uma semana inteirinha de clássicos entre FC Porto e benfica.

Foi desde o hóquei ao basquetebol, estas duas instituições enfrentaram-se durante a última semana por 4 vezes em diferentes modalidades.

Começou no último sábado, quando a equipa do FC Porto de hóquei em Patins foi ganhar ao pavilhão da Luz por 7-5, vingado assim a derrota na supertaça.

No domingo vieram mais dois clássicos. O primeiro no Andebol, também no pavilhão da Luz, onde saímos derrotados (31-30). No entano, não foi preciso esperar 1 semana para a vingança, duas horas mais tarde, houve de tudo no Dragão. Desde golo5, até galos ou galinhas, todos eles com o seu protagonismo. Resumindo: uma festa.

Hoje, a nossa equipa saiu vencedora no Dragão Caixa, batendo o Benfica por 90-74, vingando também a derrota na Supertaça, e mantendo o registo imaculado na prova principal do campeonato de basquetebol.

Ou seja, saímos com um saldo de 3-1. Nada mau.

A Hora de Walter


Chegou a hora de Walter justificar o investimento feito pelos responsáveis do nosso clube em Agosto para a sua aquisição.

Depois de ter marcado 3 golos ao Limianos. Walter continuou a ter poucas oportunidades para mostrar aos adeptos aquilo que melhor sabe fazer: golos.

Outra das questões para esta partida com o Portimonense, prende-se com as várias ausências que vão afectar o onze inicial. Para além de Falcao, também Moutinho (castigado) e Fernando (lesionado) não poderão dar o seu contributo amanhã à equipa. No entanto, espero que a equipa continue a mostrar que é a melhor e que vença a partida contra uma equipa que apesar de estar em dificuldades na tabela classificativa, é sempre uma equipa muito complicada.

De resto, apenas uma referência às entradas de Emídio Rafael (será que é desta que ele joga?), Cristian Rodríguez, Castro e Ukra.

Veja os convocados:
Guarda-redes: Helton e Beto;
Defesas: Maicon, Alvaro Pereira, Fucile, Rolando, Rafa, Otamendi;
Médios: Guarín, Belluschi, Souza, Castro, Rúben Micael;
Avançados: Cristian Rodríguez, Hulk, Varela, Walter, Ukra

União faz a FORÇA

Há muitos anos que oiço dizer que a união faz a força. E é bem verdade.

Então no futebol são vários os exemplos disso mesmo. Senão olhemos para as equipas de Mourinho, Van Gaal ou Ferguson. Isto só para referir aqueles que me habituei a ver desde pequenino. De todos eles, nem é preciso dizer aquele que mais me marcou e que vou admirar para sempre.

É certo que André Villas Boas ainda está longe de atingir o patamar daqueles que eu referenciei, mas de uma coisa tenho a certeza, a forma como conseguiu juntar todos (equipa técnica, jogadores, adeptos, presidente, etc...) para atingir o sucesso, vai no seguimento de grandes treinadores.

No último Domingo, assistimos a um grande jogo da nossa equipa, mas acima de tudo assistimos a uma união incrível que tenho a certeza que mais tarde ou mais cedo vai dar muito sucesso.

Ando a contar os dias para ver mais uma vez a minha equipa a jogar. Amanhã será o dia.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Samurai, o Karateca e o Incrível



Este bem que podia ser o título de um filme. Afinal de contas aquilo que se passou Domingo à noite no Dragão foi uma obra-prima digna de entrar no grande ecrã.

Como protagonista teríamos o Samurai, interpretado por Belluschi; Falcao no papel do Karateca, e por fim, teríamos o Incrível, cujo o papel seria de Hulk.

No fundo, todos eles procuravam a vingança de um passado que lhes tinha tirado o direito de triunfarem. Até que chegou o dia. E aí, o Samurai, o Karateca e o Incrível juntaram-se e formaram um só, uma força e um único objectivo: alcançar o sucesso.

Depois da tremenda injustiça do ano anterior. Os três potenciaram a sua força, a sua qualidade e o seu querer, para tentar mandar abaixo todos aqueles que não os deixaram mostrar-se.

A dia do juízo final chegou e o resultado final foi este:


Realizador: André Villas Boas

FC Porto Studios

Agradecimentos: A todos aqueles que me deram esta tremenda alegria.

domingo, 7 de novembro de 2010

Dá para repetir? É que ADOREI!


Estes aqui em cima são os 11 heróis que daqui a uns anos serão recordados como incríveis.

Passando à análise do jogo.

Vencer por 5-0 sobre o nosso maior rival dá um enorme gozo, ainda para mais quando ficamos com 10 pontos de avanço sobre o mesmo, o que nos dá uma margem confortável mas que tem de ser segurada.

Praticamente só existiram 2 equipas em campo: a nossa e a... de arbitragem. Para quem se vangloriava como campeões nacionais, esta noite levaram um banho de humildade.

Hoje, não houve só Hulk, Falcao e Varela. Hoje também tivemos: Guarín, Sapunaru, Helton e Belluschi, isto só para referir aqueles que eu achei que para além do "trio maravilha" estiveram em bom plano no jogo de hoje.

Numa palavra, este jogo foi Brilhante!

Agora deixem-me saborear esta deliciosa vitória:

Vamos a notas:

Helton (4): Não se surpreendem se hoje as notas forem todas inflacionadas. No entanto, esta nota parece-me aquela que expressa bem a noite do nosso "guitarrista", ou seja, pouco trabalho, mas sempre muito atento. Parabéns Helton!

Sapunaru (4): Talvez o melhor jogo que o vi fazer com a camisola do Porto. Sempre muito atento, e tacticamente perfeito. Não é um Fucile, isto é, não corre como um maluco aquele flanco, mas é mais certinho que o uruguaio. Parabéns Sapunaru!

Rolando (4): Excelente! Gostei bastante de Rolando no jogo de hoje. Praticamente intransponível. Parabéns Rolando!

Maicon (4): Está cada vez mais seguro. Hoje, teve pouco trabalho, mas a verdade é que não se intimidou perante adversário com grande traquejo como Saviola ou Aimar. Parabéns Maicon.

Álvaro Pereira (4): Mais uma grande exibição do Palito. Parabéns Álvaro Pereira!

Guarín (4): Excelente surpresa! Não por duvidar da sua qualidade, aliás tive oportunidade para escrever aqui no outro dia, que o admiro desde a ponta final da época passada; no entanto, foi uma surpresa porque num jogo grande como este, e numa posição que não é bem a dele, esteve muito bem. Parabéns Guarín!

Belluschi (5): Aquela jogada do 3º golo foi excepcional. Mas se resumisse a exibição de Belluschi nesse momento, estaria a ser injusto. Foi brilhante na forma como levou a equipa para a frente. Parabéns Belluschi!

João Moutinho (4): Outra grande exibição do nosso Moutinho. Se esta era uma maçã podre, espero que o Porto esteja atento à procura de outras maçãs que os outros rejeitam. Parabéns João Moutinho!

Hulk (5): Incrível! O nome não engana, esmaga qualquer adversário que lhe apareça à frente. Parabéns Hulk!

Falcao (5): Já vai com 12 golos nesta temporada todas as competições. E hoje voltou a estar em foco pelos golos que marcou. Se ainda havia dúvidas que este seria o melhor avançado em Portugal, Falcao dissipou-as. Parabéns Falcao!

Varela (5): Mais um golo, mais uma boa exibição, mais uma vez influente. Varela era outra das maçãs podre perdida nos pomares de Alcochete. Parabéns Varela!

Ruben Micael (3): Substituiu bem o mágico Belluschi. Já viu o 4 e o 5-0 dentro de campo. Parabéns Ruben Micael!

James Rodríguez (1): Mais uns minutinhos em campo para dar confiança. Parabéns James Rodríguez!

Walter (1): Esteve pouco tempo em campo para tentar fazer aquilo que lhe é pedido e que ele bem sabe fazer. Parabéns Walter!

André Villas Boas e Resto do Plantel(5): Abro uma excepção para avaliar o trabalho do treinador e do resto do plantel desde o início da época. Acho que a nota diz tudo! Parabéns André Villas Boas e Resto do Plantel.

Numa noite em que o espírito e o orgulho portista foi colocado no auge. Resta-me agradecer ao nosso Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.


Melhor em Campo: Hulk










Veja esta maravilha:

Um Clássico harmonioso


Chegou o dia que todos esperavam!

Estamos a poucas horas de ver em campo frente a frente as 2 melhores equipas neste momento em Portugal.

Apesar de esta cimeira entre Dragões e águias ainda não ter começado, já houve uma coisa que o futebol ganhou. Foi a harmonia! Espero não me enganar.

Vamos mas é ganhar dentro de campo, senão amanhã já sabemos, em vez de valorizarem quem ganhou dentro de campo, valorizam as madalenas que nem com uma florzinha no pêlo aguentam.

Infelizmente não vou poder assistir a este grande jogo ao vivo, no entanto estarei de longe a torcer por vós.

Mesmo sem Fernando acredito que vamos vencer e ficar a 10 pontos à frente do segundo lugar.

Só quero é que ganhem com atitude e mostrem a todos porque é que somos grandes.

Ficam

Queremos a mesma CHAMA!



Veja como foi o ano passado entre Porto e Benfica:

1ªParte:


2ªParte:

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Garantir Apuramento em Ritmo de Treino


O FC Porto garantiu ontem a presença nos 16 avos de final da Liga Europa, tendo em conta que o CSKA de Sófia venceu o Rapid, está confirmado que estaremos na próxima fase.

No entanto, o jogo de ontem não foi propriamente um jogo muito bem conseguido da nossa equipa. A pensar no jogo de Domingo, a equipa desleixou-se e deixou voar 2 pontos que nos garantiriam o 1º lugar do grupo.

Apesar de tudo, pode-se dizer que foi uma preparação para o que aí vem no fim de semana. É que os ânimos tiveram um pouco exaltados dado os erros de arbitragem que chegaram para nos tirar um golo, que segundo o jornal O JOGO era limpinho.

Ainda assim, a nossa equipa não se pode queixar de falta de sorte, aliás, isso foi o que não nos faltou no jogo de ontem, ou não fossem os postes da baliza à guarda do nosso guitarrista a evitarem por 2 vezes aquilo que seria a reviravolta no marcador.

Vamos a notas:

Helton (3): Evitou que sofresse-mos mais golos e por isso foi determinante neste empate.

Fucile (4): Para mim o melhor da equipa. Correu para trás e para a frente sempre com aquela garra que nos já habituou. Nos últimos minutos tentou de tudo que a equipa marcasse mais um golo, mas não deu. Bom esforço.

Rolando (3): Muito seguro. Por ele não passou quase nada. Nota-se que está a crescer. Só espero que continue assim já no próximo Domingo.

Otamendi (4): Tenho de lhe dar esta nota porque de facto provou que é uma excelente alternativa a qualquer um dos centrais que habitualmente titulares. Tanto Rolando como Maicon têm de ter cuidado está ali jogador!

Álvaro Pereira (4): Correu, correu, correu e correu... merece esta nota pelo esforço, também não foi por ele que este jogo acabou empatado.

Guarín (3): Não esteve tão bem como em Coimbra, mas ainda assim é um jogador que me tem vindo a surpreender. Nem nunca pensei que atingisse um patamar de regularidade como este. Cresceu como jogador.

Belluschi (3): Uma exibição de altos e baixos. Ainda assim, revelou desconcentração em alguns lances. Perdeu bolas infantilmente que poderiam ter gerado jogadas perigosas para a nossa equipa.

Rúben Micael (3): Também não gostei da exibição dele. De resto... foi outro Belluschi em campo.

Cristian Rodríguez (2): Já começo a perder a paciência contigo Cebola! Assim não pá! Tá bem que aqueles turcos são uns caceteiros mas temos de manter a calma.

Falcao (3): Exibição esforçada do nosso Falcao. Vale pelo golo, o 4º dele nesta Liga Europa.

Hulk (3): Notava-se que tinha ordem para não correr muito. No entanto, notava-se que quando imprimia alguma rapidez ao futebol da equipa, aquela defesa turca tremia por todos os lados.

João Moutinho (3): Entrou para fazer descansar Hulk. Tentou levar a equipa para a frente mas foi difícil.

Souza (2): Não fez muito. E também não percebi o porquê de fazer entrar mais um médio numa altura em que a equipa andava à procura do 2º golo.

Walter (1): Entrou já nos últimos minutos e com pouco para fazer.


Melhor em campo: Fucile

Veja o resumo do jogo (peço desculpa pelo relato vir em turco):